segunda-feira, 17 de agosto de 2009

"PCB" Causa de deficit de Aprendizagem

“O PRODUTO” OU VENENO ETERNO

Pesquisado por Elói Inácio Kuhn

PCB-- BIFENILA POLICLORADOS-- Uma causa comprovada de deficiencia de aprendizagem.

Criado nos anos 20 (em 1927) a chamado de “o produto” como solução de muitos problemas, sendo muito versátil e um grande leque de utilidades.


Sua fabricação e utilização começaram a ser questionados, após pesquisa realizada e ao se perceber seu efeito bio-cumulativo, especialmente em peixes e animais marinhos que continham grandes quantidades em seu tecido adiposo, fonte de alimento para uma grande parte da população mundial.

Sua meia, vida varia dependendo do lugar onde se encontra podendo ser de 20 a 30 anos em regiões mais quentes e nunca sair do ambiente se tratando de regiões mais frias ou nos pólos.

Seus efeitos são catastróficos nos seres humanos e podendo ser a causa principal do baixo nível de aprendizagem e memorização em crianças e jovens ou adulta.

A grande verdade é que não tem tanta capacidade de agredir adultos, mas sim, as crianças sendo transmitidos de geração para geração na hora da fecundação, ou seja na formação das primeiras células cerebrais que são danificadas em diversos graus, causando dificuldades e habilidade verbal, aprendizagem e de leitura até desequilíbrio temperamental e ou deficiência mental.

Em pesquisas feitas detectou-se que crianças com grandes quantidades de PCB e que tinham sua alimentação baseada em peixes e animais marinhos, servindo como fonte de proteína para a população, apresentavam sintomatologia semelhante. As maiores das vítimas são as crianças que uma vez contaminadas apresentam diferentes sintomas, apresentando déficit de aprendizagem crônicas. As crianças tinham o KI entre 6.5 a 10 vezes mais baixos do que as crianças não contaminadas.

Tal impacto acendeu as luzes vermelhas, primeiro na Suécia que proibiu sua venda e fabricação em 1971 e 5 anos após nos Estados Unidos (EUA) proibindo a venda e fabricação. Isto, contudo não quer dizer erradicação do produto no ambiente.

Projetos estão em andamento para despoluir os rios americanos e canadenses, retirando os sedimentos e tratando-os sabe-se que a melhor maneira seria a incineração, que tem um custo muito elevado. Em nosso continente apenas sabemos da poluição, mas nada mais que isso..............

As pesquisas nos anos 80 detectou que os grandes lagos, represas e rios da América do norte, estão contaminados e uma grande publicidade dizendo “não consumam peixes” avisava a população do risco de se alimentar com animais que vivem nas regiões norte (pólo).

O mundo industrializado é o único responsável por esta contaminação isolando povos do norte dos continentes em torno do pólo norte que passaram a ser chamado de povos do PCB.

Como somos usuários indiscriminados do PCB, vale destacar que grande parte dos problemas “educacionais” podem estar diretamente ligadas a este produto, muito difundido ainda em nossa sociedade, como plastificador de tintas (tinta plástica), isolantes elétricos, e anti-chamas em fios elétricos, foros sintéticos, concretos e edificações .

Psicólogos ou mesmo professores (pais) podem fazer testes simples para detecção de algum vestígio de produto em crianças com menos de um ano colocando duas fotos em frente a criança tentando fazer ela memorizar as imagens durante dez segundos pelo menos tempo suficiente para uma memorização, ao substituir uma das imagens a criança deverá fixar seu olhar para a nova imagem, pois já terá memorizada a que se repete, se ela fixar o mesmo tempo para as duas fotos terá sim vestígios das características da presença do PCB em seu organismo, tendo que procurar especialistas no assunto tentando um tratamento.

O produto PCB é solúvel em gordura e por isso disseminado com facilidade entre as populações através dos alimentos contaminados especialmente em proteínas animais que mantém tecido adiposo entrando na cadeia alimentar.

Os congressos de Bonn, Genebra, Estocolmo em 2003, 127 paises aderiram a extinção de uso e fabricação do organo-clorado PCB.

Cabe dizer que é um problema mundial e deve ser atacado assim, devendo este veneno ir ao banco dos réus eseus projetores pagar a conta como tantos outros. Ex; metil mercúrio, DDT e amianto.


Concluindo,gostaríamos de lembrar que tantos outros contaminantes modernos e nem de longe se sabe o que são capazes em um meio inadequado. Evoluímos e não nos adequamos a estas novas descobertas, causando muito mais danos ao meio do que soluções palpáveis para as futuras gerações.

Se nossas fontes e fluxos de água corrente são desertos e nossos lagos pocilgas legais, nossos mares sem vida, por causa dos contaminantes ( venenos e defensivos agrícolas, medicações e quimioterápicos, além de churrumes e toda sorte de poluentes), que fonte de vida podemos deixar para as futuras gerações?

Esta pesquisa tem base em fontes seguras e debatidos na TV onde se sugere um trabalho inter disciplinar.

Professor e mestrando Elói Inácio Kuhn

Nenhum comentário:

Postar um comentário